Sem categoria

AULA SURPRESA NA COLÔMBIA!

A surpresa do dia foi uma chamada misteriosa via Skype na aula de Geografia. Ivan ( @ipontelo ) e eu invadimos a sala de aula com um notebook conectado a uma sala de aula na Colômbia, mas sem dizer de onde era.

O desafio para os estudantes era fazer perguntas de respostas “sim” ou “não” até que um dos lados descobrisse qual era o país do outro. Ninguém tinha sido avisado (exceto o professor de Geografia). No final da atividade a gente (Brasil) estava super excitado e acabou “ganhando”, descobrindo logo de onde eram os estudantes “misteriosos” (Colômbia). Já pensou no poder que esse tipo de atividade tem quando se fala em desenvolver a empatia? Quantos países pelo mundo a gente simplesmente ignora porque não tem grande projeção econômica, Por que não fala nossa língua e Por que sua produção cultural talvez nunca nos tenha interessado?! Depois de bater um papo com estudantes colombianos da idade deles alguma coisa diferente vai acontecer quando eles ouvirem notícias daquele país.

É muito difícil ser cidadão lobao conhecendo apenas uma história de cada lugar. desse jeito o Brasil é uma selva cheia de jacarés, África é um lugar pobre, Japão só tem sushi e por aí vai.

Nas palavras de Chimamanda Adichie, “Estereótipos não são inverdades, mas são incompletos”. É tão simples e barato colocar alguém para contar a sua própria história ao invés de simplesmente ler ela nos livros!

Que nossos alunos se tornem cidadãos globais E ajudem a diminuir a tirania das histórias mal contadas. “O poder não está em contar a história de um povo, mas em fazê-la a história definitiva”
Chimamanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *